domingo, 31 de outubro de 2010

Legacy que atingiu avião da Gol em 2006 deixará o país

Legacy que atingiu avião da Gol em 2006 deixará o país

KÁTIA BRASIL

A Aeronáutica informou neste sábado que o jato Legacy --que atingiu o Boeing da Gol em 29 de setembro de 2006-- pousou ontem à noite, em Manaus. A cidade é último destino no Brasil antes da partida final do avião para os Estados Unidos. A Infraero não informou a data da partida do jato.

O jato Legacy estava desde a data do acidente no aeródromo militar do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Cachimbo (PA). No dia 22 deste mês, o juiz substituto da Vara Federal em Sinop (MT), Fábio Henrique de Moraes, decidiu pela restituição da aeronave ao proprietário.

O Legacy, com matrícula internacional N600XL, pertencia à empresa de táxi aéreo americana ExcelAire. Foi vendido para a Cloudscape Incorporation e ganhou um novo prefixo: N965LL.

O Boeing da Gol fazia o voo 1907 de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, houve um choque entre a aeronave e o Legacy. Os 154 ocupantes do avião da Gol morreram.

Procurado pela Folha, o advogado Dante D'Aquino, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, disse que a saída da aeronave do país não causará "nenhum prejuízo" à produção de provas relacionadas ao acidente.

"Os equipamentos do painel e a caixa preta, que são materiais de provas colhidos pela Polícia Federal, continuam no país. E as provas periciais no corpo da aeronave já foram todas produzidas. Não vejo nenhuma questão impeditiva", afirmou.

Nenhum comentário: