sábado, 14 de novembro de 2009

Aeronáutica treina controladores para nova plataforma

Aeronáutica treina controladores para nova plataforma de controle de tráfego aéreo

13/11/2009 - 16h55

Aeronáutica treina controladores para nova plataforma de controle de tráfego aéreo
Controladores de vôo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, já realizam treinamento para operar uma nova plataforma de controle de tráfego aéreo, versão que reúne, entre outras melhorias, uma nova visualização para reduzir o esforço dos operadores e um número maior de ferramentas de segurança, como alertas, por exemplo.

O fundo preto da atual tela de visualização ganhou uma versão cinza, com o objetivo de amenizar o trabalho visual dos controladores de tráfego aéreo. Cada tipo de alerta previsto terá uma nova cor ou contraste, para facilitar o gerenciamento de informações disponibilizadas. Tais modificações fazem parte de um programa permanente de evolução e de melhoramento do controle de tráfego aéreo.

Os comandos necessários à operação também receberam inovações e passam a ser realizados mais por meio do mouse do que pelo teclado. Isso representará mais tempo de atenção para o que se passa na tela. Pelo novo modelo, as strips, fitas de papel que registram informações dos planos de vôo, poderão ser gradativamente aposentadas. O novo software comporta um número maior de informações expostas na tela.

O novo sistema adotado pela Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi batizado de Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional).

O presidente da CISCEA, Brigadeiro-do-Ar Carlos Vuyk de Aquino, afirma que o atual sistema X-4000 atende perfeitamente a todos os requisitos de segurança. O Sagitário, explica ele, é uma ferramenta baseada em princípios mais modernos que otimizam o controle do espaço aéreo. "Nós trabalhamos com os olhos voltados para o futuro, estamos nos preparando hoje, para o aumento do volume do tráfego aéreo de amanhã”, explica.

Veja aqui a entrevista com o presidente da CISCEA

Fonte: CECOMSAER


NOTA ATC BRASIL:

O presidente da CISCEA, Brigadeiro-do-Ar Carlos Vuyk de Aquino, afirma que o atual sistema X-4000 atende perfeitamente a todos os requisitos de segurança
Verificando:

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO DO CENIPA :

Recomendação de Segurança de Vôo é uma ação ou conjunto de ações proposto por órgão do SIPAER para o fim de eliminar ou mitigar um fator de risco associado a uma condição ou circunstância perigosa.

AO DECEA:

RSV (A) 267/A/06 – CENIPA, em 22/12/2006 - Implementar nova apresentação (sistema efetivo de alerta) da informação de perda do modo “C” nas consoles radar, nos softwares em uso pelo SISCEAB, de forma a incrementar a consciência situacional dos ATCO.

RSV (A) 202/A/08 – CENIPA, em 28/11/2008 - Incluir requisitos no STVD referentes a implantação da Cleared Level Adherence Monitoring (CLAM), funcionalidade que verifica a conformidade do nível real de vôo com o nível autorizado e emite alerta nos casos de desvios fora dos padrões previstos, a fim de aperfeiçoar os alarmes previstos para alertar os controladores de que esta ocorrendo uma discrepância entre as informações recebidas de nível real de vôo da aeronave e o nível autorizado para o trecho.

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