sábado, 31 de outubro de 2009

Susto na aterrisagem – Correio Braziliense – 31/10/09

Susto na aterrisagem – Correio Braziliense – 31/10/09

A aeronave se preparava para pousar em Brasília quando o piloto foi forçado a arremeter. Segundo passageiro, ele lhes disse que havia outro avião na pista.

Leilane Meneses

Os 128 passageiros do Boeing 737-700 que fez o vôo 1846 da Gol passaram por um susto durante o pouso no Aeroporto Internacional de Brasília, por volta das 15 h de ontem. O piloto teve de arremeter para não colidir com outro avião, do vôo 3079 da TAM, que seguia da capital do país para Porto Alegre (RS). Segundo informações de passageiros, o piloto explicou que a torre de controle de vôo autorizou a aterrissagem do avião da Gol ao mesmo tempo em que o da TAM decolava, a partir da mesma pista. A aeronave que arremeteu vinha do aeroporto de Guarulhos (SP).

O presidente da Associação dos Controladores de Vôo do DF, Edleuzo Souza Cavalcante, confirma o problema e garante que um dos controladores errou. A Aeronáutica, porém negou qualquer falha. Por meio do centro de comunicação, informou que procedimentos de arremeter sã comuns e, no caso do avião da Gol, foi uma decisão do piloto, pois havia um espaço para pouso.

O empresário João Carlos Bruno, 56 anos, estava na aeronave. O morador do Sudoeste, que registrou uma reclamação formal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), relatou o momento de pânico: “As pessoas gritaram e passaram mal. Médicos tiveram de ser acionados para acalmar os passageiros. O piloto comunicou a todos nós que a torre tinha dado uma informação errada”.

A Anac informou que os aviões têm autorização prevista nas normas da instituição para arremeter quando o piloto achar necessário. O manual de operações do tráfego aéreo, o ICA 100-12, também prevê a medida de emergência. No momento da aterrissagem, o avião está com a parte frontal em ângulo apontada para baixo. A aeronave volta a subir quando o piloto aciona equipamentos que aumentam a potência do motor. Dessa maneira, o avião ganha força para efetuar a manobra. Entretanto, caso o piloto percebe muito perto da pista a necessidade de arrementer, aumentam as chances de acidentes.

Controlador de vôo aponta falhas graves

Pelo menos 17 falhas graves foram registradas pelo controle de vôo do DF neste ano. A afirmação é do presidente da Associação dos Controladores de Vôo do DF, Edleuzo Souza Cavalcante. “Estão acontecendo muitos problemas. Em 2009, constatamos um número muito alto de infrações graves em chegas de aviões a Brasília. Alguns aviões passaram perto demais uns dos outros, em outros casos receberam informações erradas para pousar”, denuncia Cavalcante. Ainda segundo ele, por volta de 50 controladores pediram demissão nos últimos meses. Outros 150 foram contratados. “Mas ainda falta pessoal. Os novatos recebem um treinamento péssimo. Antes, eram 240 horas de aulas para se controlador, agora são apenas 90 horas. Por isso, ocorrem erros como o de ontem, que foi culpa total do controlador”, reclama.

A falta de experiência dos profissionais em atuação preocupa o presidente da associação. “Estamos hoje com uma leva de controladores de vôo muito enexperientes. A situação é crítica”, relata. Cavalcante pretende protocolar uma reclamação por escrito na Aeronáutica. “Vamos alertar as autoridades responsáveis sobre tudo o que está acontecendo. Porque depois, quando o pior vier, os responsáveis pela organização do espaço aéreo vão dizer que não sabiam de nada e vamos falar: “nós avisamos”, conclui. A Aeronáutica, por meio do Centro de Comunicação, informou que não vai comentar as informações da Associação dos Controladores de Vôo do DF.

De acordo com a assessoria de imprensa da Gol, a empresa não havia sido notificada sobre o problema de ontem até o fim da tarde. Mas, em nota, a corporação informou que é normal as aeronaves arremeterem. A empresa alegou que, embora esse seja um procedimento que requeira cuidado, não é uma ação extraordinária e ocorre com freqüência. A Gol ressaltou que a medida de arremeter foi adotada pelo comandante do vôo tendo como prioridade a segurança dos passageiros e de mais tripulantes.

Feriado

Diariamente, passam pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em média, 30 mil pessoas. Com o feriado prolongado do Dia de Finados, esse movimento deve aumentar em 50%, ou seja, até segunda-feira, circularão por volta de 45 mil passageiros por dia no terminal. Em setembro deste ano, o número de embarques e desembarques no local bateu recorde – 1.074.882 passageiros, 32% a mais que o número verificado no mesmo mês do ano passado. O predomínio foi de passageiros em conexão. Desde julho, o total mensal de pessoas que embarcam ou desembarcam no aeroporto supera a marca de um milhão.

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