terça-feira, 1 de setembro de 2009

Limitação de movimentos aéreos entre São Paulo e Rio de Janeiro

01/09/2009 - 16h15

Nota à imprensa: Limitação de movimentos aéreos entre São Paulo e Rio de Janeiro

Entre 11h15 e 11h42 do dia de hoje, 1º de setembro de 2009, canais de comunicações (freqüências-rádio) do Centro de Controle da Área de Brasília (ACC-BR) foram degradados em virtude do rompimento de dois cabos de fibra ótica da EMBRATEL, localizados entre as cidades de Barretos e Ribeirão Preto (SP), e entre as cidades de Sete Lagoas e Confins (MG). Com o objetivo de se preservar a segurança da atividade aérea, as decolagens da área compreendida entre Brasília e São Paulo foram suspensas nesse período.

Contando com o apoio de técnicos da Aeronáutica, o problema foi sanado pela Concessionária de Telecomunicações responsável por volta das 15h e às 15h15 as freqüências foram restabelecidas no ACC-BR. Limitadas por esse problema, as decolagens foram seqüenciadas de acordo com um planejamento conjunto e colaborativo entre o CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), Empresas Aéreas e INFRAERO, de forma a evitar maiores congestionamentos e mitigar atrasos.

Até 13h50, as duas maiores companhias aéreas do Brasil, TAM e GOL, registravam atrasos acima de 30 minutos em 6% e 8% dos vôos, respectivamente.

Brasília, 1º de setembro de 2009.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Nenhum comentário: