segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PLANO BRASIL: um blog "pro-militar"

PLANO BRASIL : Um opinão (entre outras) – com a liberdade da imprensa (INTERESSANTE)

A auditoria internacional da organização Mundial da Aviação civil (OACI) avaliou o serviço de controle de tráfego aéreo brasileiro e chegou a conclusão de que o controle aéreo brasileiro é um dos melhores do mundo.

A informação rebate a chuva de críticas da mídia nacional e internacional as quais classificavam este serviço como um dos piores do mundo.

Durante muito tempo foi feita uma campanha patrocinada por grupos ligados à política e a interessados na privatização do controle aéreo brasileiro, que apresentavam um verdadeiro caos aéreo e descontrole no espaço aéreo brasileiro.

Aquela altura jornais europeus e brasileiros alegavam que por se tratar de um sistema de controle militar, a eficiência e os serviços eram péssimos, apresentavam supostos operadores de tráfego que alegadamente faziam denúncias diárias, bem como supostas autoridades (deputados e senadores) repetiam as vozes do descontentamento reclamndo uma eminente a reforma do tráfego aéreo brasileiro, como se estas autoridades algo soubessem sobre o controle aéreo brasileiro e de seus problemas.

Não eram dadas oportunidades para pessoas realmente entendidas do assunto, proficionais formados e treinados falarem em sua defesa, como aliás é de costume na mídia brasileira.

O fato é que quem perdeu contudo isto foi o Brasil, pois registrou-se uma queda no volume de turistas temerosos pelo pior, o pior apresentado pela mídia tedenciosa que diga-se de passagem, não se retificará do seu erro e nem tão pouco divulgará o laudo do orgão máximo que regula a aviação civil do mundo, o qual, muitos dos senadores, deputados e jornalistas se quer tem conhecimento de sua existência.

Entretanto, há quem tenha responsabilades com a verdade, e por isso divulgamos aqui esta matéria, o Plano Brasil está ciente de que exitem problemas a serem resolvidos e que não há um “céu de brigadeiro” no controle aéreo brasileiro, mas também não compactuamos com as alegações infundadas e denuncismos que tem imperado na imprensa nacional, sujando a imagem do Brasil no exterior a custa da defesa de interesses escusos de certos grupos no Brasil e no exterior.

A verdade é que embora com deficiências, o serviço prestado pela Força Aérea e seus profissionais comprometidos com o dever é segundo o organismo mudial responsável, um dos melhores do mundo, e temos orgulho de poder dizer isto principalmente depois de muitas afirmações contrárias, repetidas como um mantra venenoso por aqueles que procuram de toda a forma sujar a imagem do país e de suas instituições.

Outra verdade, e esta se dirige aos senhores senadores e deputados que foram a público atacar o sistema e as instituições envolvidas, é que o sistema de controle operaria muito mais eficientemente se de fato as verbas prometidas e aprovadas para a modernização e manutenção do sistema de controle aéreo, não fossem contigenciadas e usadas para outros fins politiqueiros. Mas isto obviamente não será rebatido por vossas excelências nem tão pouco pelos jornais, revistas e redes de televisão que lhes cedem espaço e fazem coro as suas infundadas e falsas alegações.

Vejemos quanto espaço no horário nobre será dedicado a dar esta importante notícia do laudo positivo da OACI, quem de nossas autoridades irá a público ressaltá-la ou criticá-la?

Nenhum comentário: