domingo, 29 de março de 2009

FOLHA Online: Aeronáutica abre concurso para controlador de vôo

Folha Online

Aeronáutica abre concurso para controlador de vôo

O "Diário Oficial da União" publicou nesta terça-feira o edital do concurso público para contratação de 64 controladores de tráfego aéreo. As inscrições devem acontecer entre 12 e 20 de dezembro.

Com a contratação de novos profissionais, o Decea (Departamento do Controle de Espaço Aéreo) espera reduzir a crise nos aeroportos, iniciada após a queda do Boeing 737-800 da Gol, em 29 de setembro, que caiu no norte do Mato Grosso após se chocar com um jato executivo Legacy. Todos os 154 ocupantes do Boeing morreram.

Após o acidente, vários controladores foram afastados ou obtiveram licenças médicas, o que culminou em atrasos generalizados nos aeroportos dos país. Ao mesmo tempo, uma operação-padrão --aumento no intervalo entre os decolagens e diminuição no número de vôos por profissional-- dos controladores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, agravou a situação.

Os candidatos passarão por uma prova de múltipla escolha com 60 questões de português, matemética, inglês e informática. Quem for aprovado, será convocado para um curso de aptidão e, se aprovado, poderá ser convocado para trabalhar.

As provas devem acontecer em 17 cidades, de todas as regiões do país. A inscrição vai custar R$ 60 e poderá ser feita nas agências dos Correios ou pelo site da Cesgranrio, fundação que realizará as provas.

Nenhum comentário: